sábado, 15 de janeiro de 2011

Negócios em crise VS. Negócios da crise.

Estamos em tempo de crise. Se o dizem, e se todos achamos que sim deve ser verdade, a crise está aí  e ao que parece veio para ficar!
Eu lá em casa já coloquei mais um prato na mesa para a crise vir jantar connosco quando quiser, provavelmente, iremos servir umas salsichas fritas acompanhadas com ovo estrelado e batata frita, um copo de água e nada de sobremesa, vamos jantar à luz de vela para poupar na factura da electricidade, e um guardanapo terá de dar para três, há que poupar se queremos ter visitas destas em casa.

Nestas alturas de maior aperto financeiro, que todos de uma forma ou de outra sentimos, mesmo que o nosso salário seja o mesmo e alguns dos nossos custos fixos sejam inferiores, há quem já opte por vender as suas jóias que estão sem uso lá por casa.
Nós, lá por casa ainda não o fizemos, mas como já percebi que isto da venda de jóias usadas é uma boa estratégia para realizar algum dinheiro, estou a pensar investir umas poupanças que tenho, comprando algumas peças na ourivesaria lá em baixo no largo da farmácia que depois vou vender usadas, devem dar um bom retorno de investimento! Tenho a certeza!

Quando eu era mais pequeno, nestas alturas de maior aperto ouvia a minha mãe dizer, vão-se os anéis ficam os dedos, ou era ao contrário? Vão-se os dedos ficam os anéis?, nahhhh, deve ser a primeira, vão-se os anéis e fica os dedos. Ou seria, vão-se os dedos ficam as mãos? Alguma delas seria! O que a minha mãe queria dizer é que nunca ficamos sem tudo.

Tenho um amigo meu, que por sua vez tem um amigo dele que tem um negócio destes que compra ouro usado, um dia estive lá uma ou duas horas e observei o tipo de pessoa que vende as tais joias usadas que andam lá por casa, deduzi varias coisas:
- As pessoas que vendem joias usadas são pessoas muito envergonhadas pelo seu actual estado de crise que os obriga a venderem peças pelas quais têm grande afecto;
- As pessoas que vendem jóias usadas como têm vergonha de as venderem, muitas vezes recorrem ao serviço de "estafetas" que frequentemente têm um aspecto parecido com o daqueles senhores que andam sempre a correr à frente da policia. Estes senhores vão a casa das pessoas buscar as jóias, fazem a venda nestes postos de recolha de ouro. Presumo que depois vão entregar o valor da venda aos antigos proprietários e recebem a sua taxa de serviço, se não for assim não sei como será...
- Reparei também que sempre que é efectuada uma compra de jóias usadas o vendedor  (seja ele o antigo proprietário, ou o tal estafeta) se identifica e é efectuado um registo dos seus dados, pelo que este é um negócio 100% transparente. Venha alguém dizer o contrário!

Esta semana que passou, recordo de ter visto uma senhora na televisão, num pranto após o seu negócio de compra de jóias usadas ter recebido a visita de uns senhores que lhe levaram o stock à má fila.
Também me recordo de pontualmente ler e ver nas noticias relatos sobre o crescente numero de assaltos a moradias onde aquilo que desaparece são quase sempre as tais jóias não usadas.

Será que uma coisa tem a ver com outra?

Até me arrepio de pensar nesta possibilidade...


sábado, 8 de janeiro de 2011

Perfeito.

Para quem não sabe, 6 é um numero perfeito, porque a soma dos seus divisores positivos, excluindo o 6, é igual a ele ele mesmo, 1+2+3=6. Simples e ao mesmo tempo perfeito, não é?
Há mais números perfeitos mas o meu favorito é o 6. Os outros não são tão perfeitos...
Todos gostamos da perfeição.
Eu gosto, e muitas vezes isso faz com que os meus dias sejam menos perfeitos, o que é uma chatice!
Ontem à tarde um Bom Amigo meu disse-me que tinha reflectido sobre esta nossa ideia da perfeição, e que concluiu que o perfeito não existe, ou que perfeito só é aquele que já cometeu todos os erros. Ora, se erra, não é perfeito, mas se não erra, não sabe o que é errar, logo não sabe tudo, não é perfeito.
Eu muitas vezes digo temos o direito de errar ou de nos enganar-mos, não temos é o direito de enganar os outros, todos somos perfeitos desde que a soma das nossas imperfeições contribuam para um resultado perfeito.
Deve ser mais ou menos isto, digo eu!

Como ser perfeito deve ser algo muito caro, e com um mandato muito curto fico por aqui e admito a minha imperfeição.

Até já!