quarta-feira, 8 de setembro de 2010

O Poligrafo

Não me recordo da minha primeira mentira, já lá vai demasiado tempo para me lembrar. Isto é verdade! Devia ter menos de dois anos. Aprendemos a falar e logo aprendemos a dizer umas mentiras, é como aprender a dizer umas asneirotas quando vamos para um país estrangeiro, primeiro aprendemos o básico e só depois tudo o resto. 

Sem saber ao certo qual terá sido a minha primeira mentira, quais as circunstâncias em que terá emergido da mente inocente de uma criança de meses, sim porque até aos dois anos, temos meses, depois é que adoptamos a unidade métrica de tempo "ano". Portanto deveria ter menos de 24 meses e aposto que a minha primeira mentira terá sido: "Não fui eu", "não sei" ou  "foi o mano", uma delas terá sido, e todas querem dizer o mesmo.
O meu irmão que tem mais um ano e meio mais velho que eu, ou 18 meses se preferirem, terá naturalmente arcado com as culpas, tal facto deveu-se ao facto da justiça estar desatenta ou de não estar munida de dados acusatórios devidamente fundamentados que pudessem cimentar a acusação e assim resultar numa condenação inevitável.

No passado fim de semana, numa reunião de família, veio a minha mãe a saber que uma vez castigou o meu irmão por algo que ele não fez. Confesso-me culpado e tenho pena que o castigo tenha sido aplicado a outro que não o culpado, mas o culpado andava muito ocupado a fazer travessuras para que desse nas vistas, assim passou o delito.

Mais tarde já com alguns anos de idade percebi, que mentir não é nem fácil nem coisa que se deva fazer com muita frequência, o ideal é nem mentir, mas por vezes... Mente-se, e mente-se tão mal que somos logo apanhados. Houve uma vez que tive 42% num teste do ciclo preparatório, não o consegui levar a assinar ao meu pai, lá reuni coragem e fiz o que tinha que fazer, forjei a assinatura do meu pai, como saiu mal à primeira, ou assinei no local errado, risquei e voltei a assinar, ainda recordo a cara do meu professor, a olhar para o teste assinado duas vezes, a olhar para mim, a ler o meus olhos e a escrever nos dele, "aqui há gato!". Mas a verdade é que ele não disse nada a ninguém apesar de eu ter a certeza que ele apanhou aquela mentira, serviu de lição, acho que não voltei a repetir a proeza.

Outras mentiras terão existido, todas para safar a circunstância, mas fiquei sempre com a impressão que a mentira é uma solução fácil demais para ser uma boa solução. A mentira trás sempre prejuízo para alguém, e por ultimo, a mentira é fácil de apanhar, os meus pais raramente as deixavam passar, e eu como adulto, também já consigo identificar com alguma facilidade indicadores de que algo pode ser mentira.
O que me espanta mais é que hoje, ao observar os meios de comunicação, ninguém consiga castigar os mentirosos, a minha mãe se fosse juiza, já tinha colocado muita mentira no local certo, o meu professor de matemática só com o olhar via logo quem andava a enganar o sistema. E agora custa-me perceber que sejam necessárias mais de sessenta mil paginas de papel e não sei quantos anos para chegar à conclusão que ainda não se sabe o que é verdade ou mentira. A minha mãe tratava deles todos!

Agora vou ligar ao meu irmão, que preciso de lhe dizer que lamento ele ter ficado com as culpas daquilo que eu fiz. Vou dizer-lhe que não volto a mentir por forma a que ele seja apanhado, e talvez ele me desculpe.

6 comentários:

  1. Achei o post verdadeiro e algo ternurento, o que me comoveu um pouquinho.(Só um pouquinho, vá, que o menino "potou-se mále"!)
    Mas, sabes que mais?
    Segundo consta - e dando razão a quem percebe da coisa - as pequenas mentirinhas das crianças para se defenderem de "apanhar" castigos, são saudáveis, revelam uma certa inteligência e uma boa capacidade para enfrentarem "as agruras da vida". Depois, quanto a mim, como são tão inocentes e dão tanto nas vistas, que até custa (como eu percebo o teu professor!)dizer-lhes alguma coisa... Mas, já agora também te digo, que se fosse comigo - enquanto professora - e mesmo que te achasse uma ternura, não te esquivavas de uma conversinha,em particular, sem que os outros se apercebessem. Digo-te que funciona muito bem. Descobrimos, reflectimos com o "interessado" (!?) e até somos discretos, o que nos pode levar a subir mais uns pontinhos na consideração do ternurento mentiroso. ;)

    Continuação de boa semana.
    PS: Escreve mais vezes.
    Gosto do que escreves. :)

    ResponderEliminar
  2. hehe

    também eu não me lembro da primeira vez que tive de inventar uma historia para me desculpar de alguma coisa que fiz de mal......lol

    Traquina irrequieto... é saudavel

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. ' não estar munida de dados acusatórios devidamente fundamentados que pudessem cimentar a acusação e assim resultar numa condenação inevitável.' aqui até fiquei boquiaberta, ahah. que escolha tão soft para dizer que nos safámos :b
    é verdade, a mentira tem perna curta, e muitas vezes devemos optar pelo melhor caminho (e por vezes o mais difícil) do que irmos pelo caminho mais fácil, que muitas vezes nos mete em sarilhos futuros..
    Resta pedires desculpa ao teu irmão, e não mentir mais (com tanta frequência, eheh) porque uma mentirinha ou outra, não vai ser nada de mais :p
    Beijinhos
    P.S - Obrigada pelo teu comentário no meu blog: http://rainbowdiamons.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  4. Vamos a factos:
    Mentira é uma declaração feita por alguém que acredita ou suspeita que ela seja falsa, na expectativa de que os ouvintes ou leitores possam acreditar nela. Portanto uma declaração verdadeira pode ser uma mentira se o falante acredita que ela seja falsa; e histórias de ficção, embora falsas, não são mentiras. Dependendo das definições, uma mentira pode ser uma declaração falsa genuína ou uma verdade seletiva, uma mentira por omissão, ou mesmo a verdade se a intenção é enganar ou causar uma ação que não é do interesse do ouvinte. "Mentir" é contar uma mentira. Uma pessoa que conta uma mentira, em especial uma pessoa que conta mentiras com freqüência, é um "mentiroso".
    Mentira (culinária) é um biscoito frito da culinária goiana, composto de polvilho, leite e ovos, muito usado pelas famílias das fazendas.
    Posto isto, mentir é mentir. Compreendes? É que não há volta a dar. Como tu bem sabes, pelos vistos. Abraços

    ResponderEliminar
  5. Mentir, nem sempre o que parece é, um dia qualquer alguem me disse quando estiver a falar com alguem não toque no nariz, perguntei porquê? e a resposta foi, porque vão pensar que está a mentir,pois bem o que eu acho é que quem está a mentir nem se lembra que tem nariz.

    ResponderEliminar
  6. Liguei ao meu irmão, que me contou outra versão da história, ao que parece a sra a quem fiz a malandrice foi queixar-se ao meu pai, e por sua vez o meu pai deduziu que foi o meu irmão o malandro, tendo aplicado o respectivo castigo.
    Corrigida esta imprecisão, tudo o resto é verdade.

    ResponderEliminar