domingo, 21 de abril de 2013

Pensar é como o sal, em demasia faz mal à Saúde!

Há uma ou duas semanas atrás esteve cá em Portugal um realizador e actor conhecido, achei o gesto dele de estar disponível e dar algumas entrevistas para nós de alguma nobreza, em retribuição deve ter recebido mais algumas entradas no cinema para ver o "filme dele". É justo!

Na semana anterior, fui até ao Norte do nosso país, calhou pegar numa revista e dei com um artigo impresso com a melhor imagem e papel, onde se fazia uma brilhante cobertura da abertura do Museu do Bacalhau em Ílhavo, uma excelente e bonita homenagem ao "peixe nacional" ou se preferir ao "peixe mais português", ou se preferir a um dos "ícones da mesa e gastronomia portuguesa". É bom termos estes símbolos que nos dizem quem somos!
Nesse mesmo dia comentava com uma pessoa, que li o tal artigo, e também lhe comentei a entrevista que o Jeremy Irons deu.

Foi-me dito que os bacalhaus que habitam nesse edifício vieram de um pais nórdico, porque em Portugal não há Peixes Bacalhau vivos e com cabeça, só existe da outra espécie, aquela achatada sem olhos e sem cabeça. 
Nessa viagem do país nórdico até ao nosso querido Portugal, em pleno inverno, os bacalhaus fizeram uma escala num aeroporto do centro da Europa onde estava muito frio. Ao que parece os Bacalhaus, vivos com olhos e cabeça ficaram esquecidos no exterior, acabando Portugal por receber bacalhau ultracongelado...
Mais tarde foram tomadas precauções adicionais e redobrada a atenção, e Portugal dever ter recebido dos primeiros Bacalhaus vivos com olhos e cabeça. Que ainda hoje moram no tal Museu do peixe mais português em Ílhavo.

Na entrevista, que eu muitos outros Portugueses devem ter visto na TV, o Jeremy Irons perguntou ao José Pedro, sobre o Bacalhau, terá sido algo assim:
JI - Olha lá o bacalhau é o vosso peixe nacional?
JP - É!!!!!
JI  - Mas o bacalhau é importado dos países nórdicos? 
JP - É!!!!!!
JI - E é o vosso peixe nacional?
JP - É!!!!
JI - Vocês cá não têm peixe?
JP - Temos peixe e marisco, muito, e dos melhores do mundo!!
JI - E o bacalhau é o vosso peixe nacional?
JP - É!!!!!!

Só me apeteceu dizer:
Heroes del mar, personas nobles
Mighty and immortal nation!
Se lèvent encore aujourd'hui
The prýði Portúgal upp aftur í dag
Unter den Nebeln der Erinnerung,
Ó Pátria sente-se a voz
Dei vostri grandi antenati,
Αυτό θα σας οδηγήσει στη νίκη!





      

2 comentários:

  1. O nosso Nacionalismo foi sempre muito mal tratado, estás atento á actualidade,parabéns está bem visto e bem escrito.

    ResponderEliminar
  2. A que explicar que os Portugueses e os Vascos sao os percursores do Bacalhau salgado seco.

    foi atravez do comercio de Sal, que levavamos da peninsula para a Noruega e Canada - para salgar e conservar o peixe - e em troca trazia-mos o Bacalhau que por sua vez tambem salgavamos para conservar na viagem.

    daí passa-mos a Pescar nesses mares.

    mas o ponto fulcral é que é o peixe nacional, porque a criaçao dele (no formato salgado-seco)é em grande parte nossa.

    Nao existe na nossa costa ? é verdade, mas vendo deste ponto, se nao fosse-mos nos e os Vascos, muito provavelmente nao existiria, no formato em que é consumido em Portugal

    ResponderEliminar