quarta-feira, 7 de abril de 2010

O Sol radiante e os ovos surpresa...

Este ano tenho estado mais atento ao mundo, ou então estou apenas menos distraído...

Um destes fins de semana passados, quando fiz um passeio de BTT com um grupo de amigos lá para terras do Rei Wamba...
Já disse que nesse fim de semana estava um sol radiante? 
Esse sol iluminou todo o dia com um brilho e calor fantásticos. A chover não tinha sido tão bom, aposto que nem estava aqui a escrever esta coisa (não me atrevo a chamar história, porque se calhar é uma estória...).
Avançando.
Lá andávamos uns 700 vestidos de calção e jersey de licra para desfrutarmos de um belo passeio cheio de sol! Que sol fantástico, daqueles que no deserto permitem estrelar ovos na chapa. É verdade, conta-se que na segunda guerra mundial e noutras incursões militares nos desertos do nosso planeta cozinhavam os ovos na chapa dos blindados, aquilo devia ser uma maçada cozinhar debaixo de fogo inimigo.
Mas com um sol radiante e quente algumas coisas importam menos, muito menos.
Hoje estou a divagar muito.
Mas agora que penso nisto, se eles cozinhavam os ovos na chapa dos blindados onde guardavam os ovos com aquele calor todo? Teriam já frigoríficos nos seus veículos ou andavam com as galinhas vivas atrás para terem sempre os ovos frescos?
De uma forma ou de outra hoje não seria permitido cozinhar na chapa do blindado, não é seguro em termos de segurança alimentar. Acho eu...
De qualquer forma e considerando que o cenário de guerra não é lugar para galinhas assustadas(!), e que no meio do século passado não me parece provável haver frigorificos nos blindados, se terá assim inventado o ovo surpresa.
Por cá ainda hoje se usa a mesma técnica para colocar surpresas dentro dos ovos.
Um amigo meu disse: Oh Pah! vê lá o que andas a dizer sobre o que vês, que todos temos telhados de vidro..
Pois...
Detrás de uma janela de vidro da cozinha de um restaurante lá estavam  umas quantas dúzias de potenciais ovos surpresa.
Enviei email para a empresa que gere a instalação hoteleira, e este fim de semana vou lá almoçar a uma festa de aniversário.
Já tentei pensar em todas as razões que levaram a colocar os ovos naquele sitio e só me ocorre uma: a empresa que faz as embalagens imprime os dizeres do lado que fica virado para a janela e assim ninguém sabe onde guardar aquilo.
Se soubesse quem produz as embalagens reclamava com eles!!

1 comentário:

  1. Nesse dia, o prato do dia era omelete surpresa, um prato Gourmet deste Grupo Hoteleiro, logo, com as caixas dos ovos ao sol e com o vidro da janela a ajudar com o efeito de estufa, estas omeletes são do melhor, é um prato típico da "Sol qualquer coisa", para não fazer públicidade à empresa.
    Posso só adiantar para os mais atentos que nos referimos ao Grupo "Sol com sufixo ....viatura espacial.....lololol

    ResponderEliminar