terça-feira, 27 de julho de 2010

Homens que choram são mais felizes.

Quando eu era pequeno sabia chorar.
E era muito feliz!
Quando me tornei um rapazinho, disseram-me, não chores, quem chora são as meninas, quem chora são os bébes.
E assim se foi uma capacidade de deitar cá para fora as coisas que me aborrecem. Confesso que não me parece muito acertado chorar por tudo e por nada, mas agora, ao pensar neste assunto vejo que chorar pode bem ser o caminho para uma vida mais feliz.
A minha mãe de vez em quando chora quando está mais aborrecida com algum assunto, ou chora quando está triste, a Sónia por vezes chora quando a desiludo ou magoo.
Ontem perguntei-lhe, o que se sente depois de chorar? 
Isto porque tanto quanto me lembro, quando era miudo e os meus pais não iam comigo e com o meu irmão ao parque de escorregas que ficava ali atrás da Camara Municipal de Castelo Branco, eu ficava com um nó na garganta de neura, de tristeza, de agonia, mas não chorava, aquilo era sufocante, queria chorar mas não podia, porque os meninos não choram, não choram porque não os levam aos escorregas..
A Sónia respondeu-me: depois de chorar sentimos alivio.
Recuando mais no tempo, não me lembro do que sentia depois de chorar, porque devia ser ainda muito novito quando me deixei dessas coisas, quando aprendi a chorar para dentro, como a maior parte dos homens faz.
Os meus sobrinhos ainda sabem chorar para fora, com lágrimas e tudo, e a verdade é que aquilo lhes passa e em pouco tempo estão contentes e a sorrir de novo,
Nos ultimos 10 anos acho (tenho a certeza) que chorei 3 vezes, os motivos pareceram-me suficientes duas das vezes, na terceira e ultima, não consigo associar um motivo claro, talvez o meu saco de lágrimas estivesse cheio de ir acumulando ao longo dos anos. 
Esta situação fez-me pensar que aguentar, guardar, não exteriorizar é perigosa. Mostramos por um lado que somos uns valentes que não choram em circunstancia alguma, mas qual o real custo disso?
Serão os homens que choram mais felizes que os que não choram?
Talvez.
Mas só quando não estão a chorar... 

4 comentários:

  1. ias me fazendo chorar.... ;)

    Há um anúncio que apregoa o seguinte:

    "Bota cá pra fora"

    e é assim...pôr cá fora aquilo que não aguentamos "lá dentro"...


    cumps!!

    ResponderEliminar
  2. Ora, Senhor Mecânico, cá estou eu!
    Achei graça ao nome.
    Sabia que havia mecânicos, sabia que havia sabores, mas mecânicos dos sabores... desconhecia! E confesso aqui a minha total ignorância.
    Bom fim-de-semana.

    (Experiência... para ver se resulta!)

    PS: Ah! Agora já tem "nome/url". Então, se calhar, o Open ID é uma coisa muito mais à frente...

    ResponderEliminar
  3. Eu cá choro. Nunca dei importância ao facto de me dizerem que os homens não choram. Acho que nunca me fez sentido que tal pudesse ser verdade. Olhos são olhos. E se alguma felicidade tenho é poder chorar de tempos a tempos. É bom. E como diz a Sónia: alivia.

    Ainda havemos de chorar juntos. É coisa de homens. Tipo mafiosa. Topas?

    ResponderEliminar
  4. tens razão, chorar faz muito bem à alma. ajuda-nos a expulsar parte das más energias resultantes de uma discussão, ou de um acontecimento negativo.
    e chorar por tudo e por nada, só revela que não sabemos chorar.
    e os homens não devem dar importância a esses parvos tabus, porque isso é MACHISMO. neste caso contra homens, porque chorar é do ser humano e não 'das mulheres' e portanto chorar é muito bom, alivia a alma e como diz a minha avó : ' lava os olhos '
    beijinhos *

    http://rainbowdiamons.blogs.sapo.pt

    visita e comenta (:

    ResponderEliminar