quinta-feira, 14 de julho de 2011

O meu avô não fazia campismo!

O meu avô nunca fez campismo. 
 
Provavelmente, o meu avô nunca soube o que é cozinhar o jantar num fogão que assenta sobre uma botija de gaz azul, azul a botija, não o gaz. Nunca passou noite numa tenda adulada pelo vento e adormeceu a ouvir o cantar dos passaros e acordou de manhã com o melhor despertador do mundo, os raios do sol.
O meu avô não conhece a palavra bangalow. Nunca andou 2 semanas de chinelos de enfiar no dedo calçados e toalha ao ombro, e provavelmente também nunca saltou para uma piscina em jeito de bomba! Acho que nunca foi à praia de manhã, à piscina à tarde e ficou a conversar com os amigos pela noite fora a olhar as estrelas o luar com uma suave musica de fundo, a música das ondas a quebrar na praia.

O meu avô não sabe o que é apanhar um escaldão, nem o que é um protector com factor de protecção UVA30, mas sabe o que é ter o sol como companhia durante todo o verão, sabe o que é viver no campo, descobrir a serra, sentir o vento, os cheiros das arvores, conhece o cantar dos passaros e sabe o nome das plantas.
Sabe que quando acordamos com o sol o dia fica maior, dá para fazermos quase tudo o que gostamos e sobra mais tempo para estarmos com os amigos.
O meu avô sabe o que é viver no campo, na serra, proximo de cursos de água, das arvores. 
 
O meu avô sabe que as pinheiros são malandros e que libertam as suas pinhas apenas com um ligeiro aviso, com um leve crepitar que passa despercebido, sabe que quando as pinhas nos acertam na cabeça nos deixam com um galo, enquanto libertam os seus pinhões numa tentativa de fazer nascer novos pinheiros.
Sabe o nome dos bichos, e não tem medo deles! Sabe que as formigas conseguem limpar as migalhas esquecidas no chão depois de um jantar mais descuidado.

O meu avô nunca fez campismo, mas sabe e conhece tudo aquilo que o campismo nos pode proporcionar.

O meu avô nunca fez campismo, mas se fizesse, iria gostar.

Sem comentários:

Enviar um comentário